quinta-feira, 21 de março de 2013

Campanha da Fraternidade 2013: é hora do gesto concreto

No domingo passado, o quinto da Quaresma, em todas as paróquias e comunidades do Brasil, os fiéis foram alertados que chegara a hora de traduzir num gesto concreto todas as reflexões e preces que se fizeram na Campanha da Fraternidade. Com o aviso, os fiéis receberam um envelope. Nesse envelope, cada um deverá colocar o seu sacrifício quaresmal em forma de uma contribuição financeira.
Da reflexão e da oração, à prática. Assim vêm sendo em todas as Campanhas da Fraternidade, esse jeito brasileiro de viver os apelos evangélicos à penitência, ao amor fraterno e à oração, apelos próprios do tempo da Quaresma. O encontro pessoal e comunitário, encontro profundo e transformador com o Cristo Pascal que a Quaresma prepara, começa com a contemplação de uma realidade desafiante para a ação pastoral da Igreja. Essa realidade se torna tema de campanha, e uma frase forte serve de lema e serve de palavra de ordem para todos.
Este ano de 2013, por vários motivos, é o Ano da Juventude. O principal é que os jovens do mundo inteiro estão convidados a se encontrarem com o papa Francisco em julho. Outros motivos não menos importantes se apresentam: A Igreja precisa se rejuvenescer, evangelizando os jovens e lembrando que o mundo da juventude precisa ser evangelizado também por jovens capazes de dizer a Deus: “Eis me aqui! Envia-me, Senhor”.
Espera-se que todas as paróquias e comunidades sejam fiéis no lembrar e facilitar o gesto concreto, a coleta financeira da campanha e, sejam fiéis no destinar toda a coleta para a campanha. Por mais dificuldades porque passem nossas comunidades, a finalidade do gesto concreto não pode ser outra senão a de evangelizar os jovens, a de favorecer projetos que ajudem os jovens a concretizar seus sonhos e a se libertarem de possíveis correias que os impeçam de voar livremente para o futuro da Igreja e do mundo.
É hora, portanto, do gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Sejamos corresponsáveis na evangelização da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário