quinta-feira, 11 de abril de 2013

JMJ Rio2013 terá destaque na 51º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Iniciou nesta quarta-feira, dia 10, a 51º edição da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A reunião é a última ocasião em que o episcopado brasileiro vai tratar da Jornada Mundial da Juventude antes do evento que contará com a participação do Santo Padre em julho, no Rio de Janeiro.
A JMJ foi citada na cerimônia de abertura da Assembleia, nos primeiros momentos da manhã. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Aparecida/SP, Márcio Siqueira, o vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno, o secretário geral da CNBB, Dom LeonardoSteiner, reitor do Santuário Nacional, Padre Domingos Sávio e demais arcebispos e bispos participantes da Assembleia. O momento foi aberto à imprensa.
Dom Raymundo falou sobre a especial atenção que será dada à JMJ na Assembleia. “A etapa final da preparação para a Jornada pede de nós que intensifiquemos as orações e os trabalhos, para que a juventude mundial que aqui virá, ou que nos acompanhará pelos meios de comunicação, tenha uma oportunidade singular de encontro com Cristo e com a Igreja. A realização da Jornada Mundial da Juventude nos dará a oportunidade de receber o Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano a nos visitar”.
Na programação divulgada para a imprensa, uma parte das atividades da próxima quarta-feira, dia 17, será reservada somente para assuntos relacionados à JMJ Rio2013. Entre os pontos a serem tratados estão a Semana Missionária nas Dioceses (que antecede à JMJ) e o planejamento para o período chamado de “pós-Jornada”. Também será aberto um momento para responder perguntas dos bispos.
O arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, Dom Orani João Tempesta, participa das atividades da Assembleia. Durante a reunião, um estande da JMJ atende os membros do episcopado que poderão sanar dúvidas sobre a Jornadae sua programação, bem sobre as atividades relacionadas, como o projeto Bote Fé Brasil, queconclui a peregrinação dos símbolos da JMJ pelo país.

Agenda do Papa Francisco no Brasil
Na primeira entrevista coletiva da Assembleia, um jornalista questionou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, Dom Joaquim Mol, sobre um possível convite enviado ao Papa Francisco para passar em um evento em Belo Horizonte/MG, antes da Jornada. A agenda oficial do Papa durante a JMJ Rio2013 ainda não foi divulgada.
Dom Joaquim confirmou que enviou o convite ao Sumo Pontífice para sua presença no último dia do Congresso Mundialde Universidades Católicas, a ser realizado entre 18 e 21 de julho, na PUC Minas, em meioàs atividades da Semana Missionária da Diocese, preparatórias para a Jornada Mundial daJuventude. Porém, reforçou que foi apenas um convite e que possivelmente ainda nem chegouàs mãos do Santo Padre. Dom Joaquim explicou aos jornalistas que o convite deverá ainda seranalisado pelo Papa Francisco e seus assessores e que nada está confirmado.
“Se o Papa Francisco puder passar em Belo Horizonte, no final do Congresso, para dizer umapalavra de orientação para reitores, professores e estudantes de universidades católicas daIgreja do mundo inteiro pode ser algo muito significativo para as universidades. Então, porisso, nós fizemos o convite. Esse convite está a caminho, ainda está para chegar ao Papa,
e vamos aguardar a resposta dele; porque acreditamos que a palavra dele pode ser muitosignificativa para todos nós que trabalhamos com a educação católica”, afirmou Dom Joaquim.
Todos os dias, às 15h, o porta voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom DimasLara Barbosa, apresenta três bispos para responderem perguntas da imprensa em umacoletiva transmitida pela internet, no site da CNBB: www.cnbb.org.br.
A Assembleia Geral
A Assembleia Geral vai até o dia 19 e acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida , em Aparecida/SP. Este ano de 2013, a maior parte do tempo da reunião serádedicada ao debate e aprofundamento de uma das urgências apresentadas em 2011 nasDiretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e aprovadas pelos bispos: “comunidade decomunidades: uma nova paróquia”. Além da JMJ Rio2013, serão abordados assuntos como oDiretório de Comunicação para a Igreja do Brasil e a aprovação de um estudo sobre a questãoagrária no país, entre outros.
Confirmaram presença 361 bispos, porém o número total de participantes chega a 451,considerando a presença de assessores, secretários de regionais e de organismos vinculados àentidade, além de colaboradores e convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário